quarta-feira, 13 de junho de 2012

CARTA ABERTA DOS PROFESSORES DO CAMPUS DE AQUIDAUANA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL À COMUNIDADE


Os docentes do Campus de Aquidauana da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vêm à público esclarecer a comunidade acadêmica e externa à própria UFMS o que segue:

1) Nos dias 05 e 11 do mês de junho do corrente ano os docentes do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul reuniram-se nas assembléias convocadas pela ADUFMS Sindical (Sindicato dos Professores das Universidades Federais Brasileiras dos Municípios de Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, no Estado de Mato Grosso do Sul) para deliberar sobre o ingresso ou não da categoria no movimento nacional de greve deflagrado em 17 de maio;

02) A ADUFMS Sindical convocou apenas seus associados para as referidas assembléias, ferindo o dispositivo constitucional de que a greve é uma deliberação da categoria e não de qualquer sindicato;

03) A assembléia reunida compreendeu, nas duas oportunidades, que todos os presentes, associados à ADUFMS Sindical ou não filiados, deveriam votar e ter seus votos computados;

04) A mesa condutora dos trabalhos não acatou a proposta da assembléia de contar todos os votos, indistintamente, alegando que feriria o Estatuto da ADUFMS Sindical que indicava a necessidade de voto de ¼ dos associados para deliberação sobre greve. E manteve-se irredutível neste ponto apesar de membros da assembléia lembrarem à mesa que o mesmo estatuto também proclama soberana sua assembléia, podendo esta deliberar na ocasião sobre o impasse.

05) O que se seguiu foi uma votação que expressou a vontade da maioria dos docentes de adesão ao movimento nacional de greve. Entretanto, utilizando-se de uma leitura enviesada do Estatuto e ignorando a Constituição da República Federativa do Brasil, a ADUFMS Sindical manteve sua posição de não contar os votos da categoria na sua totalidade, contabilizando apenas os votos de seus associados, ignorando, dessa forma, a decisão da categoria.

Diante dos fatos apresentados, nós, docentes do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tornamos público nosso repúdio à inobservância dos interesses da categoria que deveria ser representada pela ADUFMS Sindical.

Não podemos admitir um sindicato que não represente suas bases, que ignore os interesses da categoria em questão, que arbitrariamente se coloque acima da própria constituição deste país. Um sindicato que não representa sua categoria não tem razão para manter suas atividades.

Informamos ainda que uma nova assembléia foi convocada para o dia 15 de junho do corrente ano, nas unidades da UFMS, para deliberar sobre a adesão dos professores da UFMS ao movimento nacional de valorização do trabalho docente com base na recomposição das perdas salariais, da reestruturação da carreira e da melhoria das condições de trabalho. Desta forma, convidamos a toda categoria para comparecer à assembléia, legitimando por meio do voto nossas decisões.


Professores do Campus de Aquidauana da UFMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário